quinta-feira, 17 de março de 2016

Quatro Formas de Gastar Dinheiro

Milton Friedman, economista norte americano e Prêmio Nobel de Economia em 1976, desenvolveu uma simples teoria para explicar as quatro diferentes formas de se gastar dinheiro.Entender esta simples teoria fará você entender muito do que acontece hoje na política brasileira, e em boa parte do mundo. 


Categoria A) Quando você usa o seu dinheiro comprando algo para o seu uso 
Esta é a forma mais eficiente de se gastar dinheiro. Você claramente terá fortes incentivos para buscar a maior qualidade possível dos produtos com o menor preço possível. Afinal de contas, o custo vai sair do seu bolso e é você que vai usufruir dos produtos.

Categoria B) Quando você usa o seu dinheiro comprando algo para uso de outros
Esta forma não é tão eficiente como a primeira. Você ainda terá os mesmos incentivos para buscar o menor preço da Categoria (A), porém não terá tantos incentivos para colocar a qualidade como fator preponderante, afinal, não é você que usará o produto.

Categoria C) Quando você usa o dinheiro dos outros comprando algo para o seu uso
Esta forma já se torna altamente ineficiente, pois você não terá incentivo algum para buscar menores preços, já que a conta não será paga por você. E ao mesmo tempo, terá grandes incentivos para buscar a melhor qualidade possível, sendo você o beneficiário do produto.

Categoria D) Quando você usa o dinheiro dos outros comprando algo para uso de outros
Nesta última forma, ainda mais ineficiente que a Categoria (C), você continuará sem incentivos para buscar menores preços, mas ao contrário da categoria anterior, não terá incentivos tampouco para buscar qualidade no produto.


As Categorias (A) e (B) representam a iniciativa privada, onde você usa seu próprio dinheiro da forma que mais lhe agrada, e que melhor satisfaça você (ou que na sua visão melhor satisfaça o beneficiário do produto, de acordo com a segunda categoria.
Você tem a liberdade para decidir.


Já as Categorias (C) e (D), sempre menos eficientes, retratam os gastos do governo
Quando os gastos são efetuados para uso dos próprios burocratas governamentais (categoria C), pode-se observar o total descaso com o dinheiro público, gastando fortunas em carros modernos, apartamentos e hotéis luxuosos, voos em jatos privados, jantares nos melhores restaurantes, centenas de funcionários decorativos muito bem pagos, e por aí vai.

Já quando os gastos governamentais são efetuados para uso de outros (nós, os cidadãos), vemos o total descaso também com a qualidade dos produtos oferecidos. 
Gastam-se bilhões de reais, boa parte desviados ou mal investidos, e se obtêm educação pública, segurança pública, saúda pública, rodovias, entre muitos outros, de péssima qualidade.


Defender o liberalismo é defender que se transfira boa parte dos gastos das categorias (C) e (D) para a categoria (A), aumentando assim, e muito, a eficiência do uso do dinheiro.

Na prática, isso significa reduzir o tamanho, escopo e poder do governo em nossas vidas, com a redução significativa dos impostos pagos.
Significa você, cidadão, gerenciando a sua vida e o seu dinheiro da forma que melhor lhe convém, ao invés de dependermos de um governo ineficiente.

Concorda com nossos ideais? 
Entre em contato, participe de nossas reuniões.
Seja parte da mudança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário